sábado, 26 de fevereiro de 2011

Plataforma da OMS - oito países de lingua portuguesa

ePORTUGUÊSe
Esta plataforma da Organização Mundial da Saúde foi concebida para estabelecer uma rede de informação em saúde nos oito países de lingua portuguesa. Seu objetivo é promover, apoiar, gerar, compartilhar e usar o conhecimento para fortalecer o acesso à informação e colaborar na capacitação dos recursos humanos em saúde.

http://eportuguese.blogspot.com/

Revistas de Geografia publicadas em África

Revistas electrónicas
Maghreb

Bulletin des sciences géographiques : version électronique sur le site http://www.Inct.mdn.dz, 1998-2007 , consultation en ligne des sommaires.

Géographie et aménagement : bulletin de l'association de géographie et d'aménagement du territoire/​université Es-Senia d'Oran, Faculté des sciences de la terre, département de géographie et aménagement du territoire

Journal algérien des régions arides/​CRSTA.- Biskra : Centre de recherches scientifique et technique sur les régions arides. (information par mail : crstra@netcourrier.com )

Revue des sciences agronomiques et forestières.- Batna : Université Colonel Hadj, Institut d'agronomie. http://www.univ-batna.dz

Revue des énergies renouvelables. Alger : Centre de développement des énergies renouvelables. http://www.cder.dz


Revue maghrébine d'urbanisme et aménagement.- Alger : EPAU ; Rabat : INAU.



Madagascar

Mada-geo journal des sciences de la terre.- 1, 1998–14, 2009. http://madarevues.recherches.gov.mg



Mali

Recherches africaines : annales de la faculté des lettres et sciences humaines, sous comité géographie-démographie. http://www.recherches-africaines.net/



Namibie

Namibian developement journal/​ university of Namibia

.

Planning Africa 2010 - Conference

Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa

Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa
http://www.cialp.org/

«O CIALP - Conselho Internacional de Arquitectos de Língua Portuguesa foi criado no 1º Encontro de Arquitectos de Língua Portuguesa, realizado em Lisboa, em 1990. Em 1991, foi formalizado com a aprovação dos respectivos estatutos pelos representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Seguiu-se, em 1993, a admissão de Macau (que se manteve após a saída da administração portuguesa) e, em 1999, de Timor-Leste.
O CIALP congrega mais de 100 000 arquitectos, representados pelas respectivas Ordens e Associações Profissionais, para um universo populacional superior a 200 milhões de pessoas. No âmbito do seu quadro de missão, o CIALP incentiva a solidariedade e o intercâmbio cultural e profissional entre as associações profissionais de arquitectos dos diversos Países da Lusofonia, e é dirigido por uma Junta Directiva eleita em Assembleia dos Delegados (dois por País, mandatados pela associação profissional respectiva). A actual Junta Directiva é presidida pelo Arqº António Gameiro (Bastonário da Ordem dos Arquitectos de Angola). O CIALP promove Encontros periódicos, tendo sido realizados em Lisboa (Portugal, 1991), Cidade da Praia (Cabo Verde, 1993), Lisboa (Portugal, 1994), Salvador (Brasil, 1995), Bissau (Guiné-Bissau, 2006), Luanda (Angola, 1998), Macau (1999), Maputo (Moçambique, 2001), Rio de Janeiro (Brasil, 2003), Matosinhos (Portugal, 2007) e São Paulo (Brasil, 2009).
Por iniciativa da OA, aprovada pelos delegados presentes em São Paulo, o CIALP encontra-se agora em processo de mudança, tendo em vista a respectiva institucionalização formal com a constituição de uma Associação de Direito Privado constituída em Portugal» (Fonte: Ordem dos Arquitectos, Portugal).

Ideas For Development - Blog

Millenium Development Goals - Monitor



The MDG Monitor shows how countries are progressing in their efforts to achieve the Millennium Development Goals (MDGs). With the 2015 target date fast approaching, it is more important than ever to understand where the goals are on track, and where additional efforts and support are needed, both globally and at the country level.
The MDG Monitor is designed as a tool for policymakers, development practitioners, journalists, students and others to:
- TRACK progress through interactive maps and country-specific profiles
- LEARN about countries' challenges and achievements and get the latest news
SUPPORT organizations working on the MDGs around the world

The 8 Millennium development goals

1. Eradicate Extreme Poverty and Hunger

2. Achieve Universal Primary Education

3. Promote Gender Equality and Empower Women

4. Reduce Child Mortality

5. Improve Maternal Health

6. Combat HIV/AIDS, Malaria and other Diseases

7. Ensure Environmental Sustainability

8. Develop a Global Partnership for Development

++++

Angola: http://www.mdgmonitor.org/factsheets_00.cfm?c=AGO&cd=24

Cabo Verde: http://www.mdgmonitor.org/factsheets_00.cfm?c=CPV&cd=132

Guiné-Bissau: http://www.mdgmonitor.org/factsheets_00.cfm?c=GNB&cd=624

Moçambique: http://www.mdgmonitor.org/factsheets_00.cfm?c=MOZ&cd=508

São Tomé e Príncipe: http://www.mdgmonitor.org/factsheets_00.cfm?c=STP&cd=678

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Moçambique - Subida do nível do mar e medidas de mitigação em Maputo



«Mozambique has compiled an action plan, and has been offered help from the World Bank, UN agencies and a plethora of other aid agencies. But so far little has been done, and much of what the country would like to do is beyond its budget.»

Cabo Verde - Instituto de Investigação e do Património Cultural (IIPC)

«Santo Antão: IIPC vai recuperar farol e antigo quartel militar
O farol Fontes Pereira de Melo, construído em 1886, e o antigo quartel militar, erguido nos anos 30, são dois monumentos situados na ilha de Santo Antão que vão ser recuperados pelo IIPC, ainda este ano. O farol Fontes Pereira de Melo, que se localiza na parte Nordeste da ilha de Santo Antão, nas proximidades da zona da Janela, está a cair aos pedaços, mas uma fonte do Instituto de Investigação e do Património Cultural (IIPC) garantiu à Inforpress que o património histórico vai ser recuperado ainda no decorrer deste ano, pois o projecto já tem financiamento garantido. Uma notícia também avançada pela Delegação Marítima de Santo Antão, através do delegado, António Reis, que confirmou que as obras de recuperação do "farol de boi ou farol da ponta de Tumba", como é também conhecido, devem ser adjudicadas dentro de pouco tempo, sendo certo que essa relíquia, de 16 metros de altura, fique restaurado no decurso de 2011. Em relação ao antigo quartel militar, situado na cidade do Porto Novo, também já em estado avançado de degradação, o IIPC quer antes efectuar uma visita a Santo Antão para uma avaliação técnica do sítio antes de elaborar um projecto de recuperação, que só deverá ser implementado em 2012.
O ex-quartel do Porto Novo foi construído em 1932 pela administração colonial e foi desactivado 50 anos depois pelo Governo de Cabo Verde. Actualmente, as suas casernas, já muito degradadas, servem de abrigo a algumas famílias, instaladas no local pela autarquia na década 90. Santo Antão é uma ilha rica em monumentos históricos. A igreja Nossa Senhora do Rosário, na Ribeira Grande, construída no século 17, e a "pedra scrivida" (pedra escrevida), de Penedo de Janela (Paul), que deve ser do século 15, ambos recuperados recentemente, afiguram-se também entre os mais importantes patrimónios históricos da ilha.Enquanto isso, o IIPC inicia a partir de Março próximo uma inventariação do património cultural material e imaterial nacional.»

Cabo Verde - Plano Director Municipal da Ribeira Grande de Santiago



«A Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, CMRGS, apresenta (...) para divulgação e colocação em debate público (...) o seu Plano Director Municipal, PDM. Entra assim em fase final a elaboração deste documento estruturante, que serve de base à produção de Planos de Pormenor, de Ordenação e Urbanismo, alguns dos quais se encontram também já em fase avançada de preparação.O PDM da Ribeira Grande de Santiago toma como referência a legislação vigente na República de Cabo Verde sobre Ordenamento do Território e o normativo próprio do Sítio Histórico da Cidade Velha, Património da Humanidade.»

Angola - Urbanismo e Habitação

Programa Meu Sonho Minha Casa, do Ministério do Urbanismo e Construção
(40 mil casas em 6 Províncias)

http://www.opais.net/pt/opais/?id=1702&det=18956&mid=331

http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/especiais/reconstrucao-nacional/2011/1/7/Edificacao-mil-casas-valoriza-inclusao-social,8024698c-a7bc-4657-be72-db56deaaa586.html

Reabilitação das infra-estruturas viárias
http://www.opais.net/pt/opais/?det=19088&id=1865&mid=

"Lofts" em Luanda
http://www.opais.net/pt/opais/?id=1702&det=18824&mid=331


Condomínios privados em Luanda
http://www.opais.net/pt/opais/?id=1702&det=18274&mid=331

Programa Nacional de Urbanismo e Habitação
http://www.opais.net/pt/opais/?id=1702&det=17660&mid=331

Ponte Baía de Luanda
http://www.opais.net/pt/opais/?id=1702&det=18697&mid=331

Espaços Verdes nos novos Bairros Sociais
http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/especiais/reconstrucao-nacional/2011/1/7/Arquitecto-defende-espacos-verdes-nos-bairros-sociais,8f4d5056-0856-4bf1-8d50-b2c8cf705d29.html

Internet em África


Exposição sobre Adolf Loos

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011