sábado, 28 de abril de 2012

AfrikPlay | Filmes à Conversa



«O AfrikPlay | Filmes à Conversa é um novo projecto que apresenta filmes sobre África contemporânea, organizado pelo CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia) | ISCTE-IUL, e pelo Centro de Estudos Africanos (CEA-IUL) | ISCTE-IUL. É um projecto em construção, e deseja trazer o cinema ao espaço universitário, criando um lugar de debate e reflexão em torno de filmes que apresentem um olhar renovado sobre África.

Reconhecendo o poder do cinema para suscitar interrogações plurais relativas a realidades e problemáticas que ocupam os cientistas sociais, é intenção deste projecto criar um espaço de debate aberto, privilegiando a reflexão crítica no cruzamento entre o campo académico e o cinematográfico.
O crescimento da produção de cinema documental sobre África tem destacado um conjunto de obras que se distanciam de uma noção clássica de documentário, quer pelos assuntos escolhidos quer pela sua linguagem estética, aproximando-se frequentemente de formas de expressão mais usuais noutros domínios artísticos, numa profusão de cruzamentos entre ficção e realidade. Algumas questões se colocam e despertam interesse: qual a relação entre as imagens de outrora e o que esta nova geração de realizadores escolhe ver em África? Que novas interpelações nos sugerem tais imagens para a compreensão de um continente tão vasto e complexo como este?»

sexta-feira, 20 de abril de 2012

África - reservatório de água / Quantitative maps of groundwater resources in Africa


"Quantitative maps of groundwater resources in Africa",
A M MacDonald, H C Bonsor, B E O Dochartaigh and R G Taylor
Environ. Res. Lett. 7 (2012) 024009 (7pp)

África - um enorme reservatório de água - artigo do jornal público